Passo 1
Acesse o painel da Botconversa e vá ao Menu Configurações > Integrações > Copie a sua chave de API.
Passo 2
Abra o conector do Botconversa em nosso painel e cole a chave de API copiado no passo anterior, clique em Conectar.
Passo 3
Marque "Módulo ativo" como "Sim" e copie a URL de notificações (será utilizada nos fluxos a seguir)
Passo 4
Ative os eventos que gostaria de utilizar com o Botconversa.
- Buscar produto: Esse evento pode ser usado no fluxo do Botconversa, para o cliente buscar um produto em outro conector.
- Buscar pedido: Esse evento pode ser usado no fluxo do Botconversa, para o cliente buscar informações do pedido em outro conector.
- Atualização de pedido: Receba notificações de alterações no pedido dentro do seu Botconversa, podendo notificar o cliente.
Bloco de integração
Você irá utilizar o bloco de integração do Botconversa, aqui tem mais detalhes sobre o bloco.
Configurar bloco de integração para Busca de produto
Passo 1
Configurar a URL e Body da requisição:
- Tipo de requisição: POST
- URL da Requisição: Colar a url copiada no Passo 3 acima.
- Aba Body:
- Crie a propriedade "event", com o valor GET_PRODUCT
- Crie a propriedade "name" e vincule com o campo que você utiliza para captar o nome do produto que o cliente digita.
- Para testar a requisição você pode colocar um nome do produto diretamente e depois voltou para variável. Ex. "name": "Camiseta"
Passo 2
Clique em Testar requisição, na aba Resposta vai poder visualizar as informações disponíveis do produto a serem utilizadas.
Passo 3
Na aba Mapeamento de resposta, você pode mapear com campos internos do Botconversa para utilizar no fluxo de conversa, como no exemplo abaixo, depois clique em "Salvar"
Passo 4
Exemplo de um fluxo para receber detalhes de um produto diretamente no whatsapp via Botconversa.
Passo 5
Exemplo de uma conversa no whatsapp:
Configurar bloco de integração para Busca de pedido
Passo 1
Configurar a URL e Body da requisição:
- Tipo de requisição: POST
- URL da Requisição: Colar a url copiada no Passo 3 acima.
- Aba Body:
- Crie a propriedade "event", com o valor GET_ORDER
- Crie a propriedade "number" e vincule com o campo que você utiliza para captar o número do pedido.
- Crie a propriedade "customerDocument" e vincule com o campo que você utiliza para captar o documento do cliente do pedido, por questões de segurança.
Passo 2
Clique em Testar requisição, na aba Resposta vai poder visualizar as informações disponíveis do produto a serem utilizadas.
Passo 3
Na aba Mapeamento de resposta, você pode mapear com campos internos do Botconversa para utilizar no fluxo de conversa, como no exemplo abaixo, depois clique em "Salvar"
Passo 4
Exemplo de um fluxo para receber detalhes de um produto diretamente no whatsapp via Botconversa.
Passo 5
Exemplo de uma conversa no whatsapp:
Configurar notificação de carrinho abandonado
Passo 1
Você precisa criar um novo webhook, para isso acesse o menu Automações > Aba Webhooks e clique em Adicionar novo webhook.
Saiba mais sobre os webhooks do Botconversa, clicando aqui.
Passo 2
Nessa tela você fará o mapeamento dos campos recebidos via webhook e também copiar a URL do webhook para preencher no próximo passo, você pode criar uma ação para enviar um fluxo para o cliente
Payload do carrinho enviado pela Integrai
Passo 3
Volte em nosso painel e cole o webhook copiado no passo anterior
Configurar notificação de status do pedido
Passo 1
Você precisa criar um novo webhook, para isso acesse o menu Automações > Aba Webhooks e clique em Adicionar novo webhook
Saiba mais sobre os webhooks do Botconversa, clicando aqui.
Passo 2
Nessa tela você fará o mapeamento dos campos recebidos via webhook e também copiar a URL do webhook para preencher no próximo passo, você pode criar uma ação para enviar um fluxo para o cliente
Payload do carrinho enviado pela Integrai
Passo 3
Volte em nosso painel e cole o webhook copiado no passo anterior